No 3º e 4º capítulo, a Carol, a Nanda e o Damião (irmão da Carol), depois de tantas vigias às saídas noturnas da D. Pena, tomam uma decisão perigosa: visitar o apartamento da feiticeira. Como esta deixa sempre a porta da sala de jantar, que dá para a varanda, aberta, os três amigos entram com facilidade embora com medo. Já lá dentro ficam, não só, a conhecer o apartamento como, também, o gato preto da D. Pena. No entanto, uma luz acende-se e eis que são surpreendidos pela chegada da feiticeira... Que irá acontecer? Fiquem atentos...
São Valentim (ou Valentinus em latim), é um santo reconhecido pela Igreja Católica e igrejas orientais que dá nome ao Dia dos Namorados em muitos países, onde celebram o Dia de São Valentim. O nome refere-se a pelo menos três santos martirizados na Roma antiga. O imperadorCláudio II, durante seu governo , proibiu a realização de casamentos em seu reino, com o objetivo de formar um grande e poderoso exército. Cláudio acreditava que os jovens, se não tivessem família, alistar-se-iam com maior facilidade. No entanto, um bisporomano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentim e as cerimónias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens jogavam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que jogaram mensagens ao bispo estava uma jovem cega, Astérias, filha do carcereiro, a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim. Os dois acabaram apaixonando-se e, milagrosamente, a jovem recuperou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “de seu Valentim”, expressão ainda hoje utilizada. Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270.
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012
A nossa 2.ª "Cozinheira de Livros" .
Queremos agradecer à mãe Catarina, pela sua participação.
Esta semana iniciámos as nossas leituras! Lemos o 1º e o 2º capítulo do livro "A minha vizinha é uma feiticeira". A Carol acha que a sua vizinha é uma feiticeira porque possui um gato preto, tem uma vassoura na varanda e viu-a voar sobre ela. Então decide contar a sua descoberta à sua melhor amiga, a Nanda. Esta não acredita e decidem um plano. Vigiar a varanda da senhora Pena durante a noite. Começa uma longa espera...e, finalmente a senhora Pena saiu para a varanda, monta a vassoura, arranja a saia, e lá vai ela, ora sobe, ora desce nos céus desaparecendo das suas vistas... As duas amigas nem queriam acreditar! Depois de um último sinal de luz com as lanternas, decidem deitar-se e falar no dia seguinte...
Depois das nossas leituras preenchemos as fichas de leitura.
Iniciámos a exploração do livro "A minha vizinha é uma feiticeira". À semelhança do livro que lemos no período anterior, começámos por explorar a capa, a contracapa e a lombada.
Esta semana já vamos começar a conhecer a história... Um gato preto, uma vassoura na varanda, alguns voos acrobáticos... a vizinha da Carolina é uma feiticeira. Mas, ter por vizinha uma feiticeira pode ser bem mais divertido e emocionante do que seria de esperar - sobretudo quando se trata de uma "feiticeira moderna"! Este é o livro número 1 da coleção "Primeira Biblioteca Infantil". .