quinta-feira, 22 de março de 2012

quarta-feira, 21 de março de 2012

PNL - A MINHA VIZINHA É UMA FEITICEIRA - 9.º e 10.º capítulo

As nossas leituras orientadas continuam e as atividades do PNL também.
Estamos cada vez mais entusiasmados com a história e estamos a gostar imenso de conhecer esta feiticeira e as suas aventuras.
Ao chegarem a casa da D. Pena para lanchar, o Damião, a Carol e a Nanda encontram a porta do seu apartamento aberta. Entram, procuram a feiticeira e apenas encontram os seus frascos de produtos naturais em cima da mesa da cozinha e um sapo. Não, não pode ser possível! A D. Pena, ao experimentar os produtos naturais, transformou-se num sapo. Foi através do seu computador que o sapo (D. Pena) confirma a sua transformação e pede ajuda aos três amigos para lhe prepararem um antídoto que, ao beber, o ajudará a voltar ao normal.
Que aventura!
.
Aqui vos deixamos o sapo e o antídoto...

DIA DA POESIA

Fotografia de @ Paulo Mendonça
.
PLANTAR UMA FLORESTA
.
Quem planta uma floresta
planta uma festa....
Planta a música e os ninhos,
faz saltar os coelhinhos.
Planta o verde vertical,
verte o verde,
vário verde vegetal.
Planta o perfume
das seivas e flores,
solta borboletas de todas as cores.
Planta abelhas, planta pinhões
e os piqueniques das excursões.
Planta a cama mais a mesa.
Planta o calor da lareira acesa.
Planta a follha de papel,
a girafa do carrocel.
Planta barcos para navegar,
e a floresta flutua no mar.
Planta carroças para rodar,
muito a floresta vai transportar.
Planta bancos na avenida,
descansa a floresta de tanta corrida.
Planta um pião
na mão de uma criança:
a floresta ri, rodopia e avança.
Luísa Ducla Soares

ENSINO EXPERIMENTAL

Realizámos uma experiência sobre os vasos comunicantes. Fizemos a ligação entre
duas garrafas cortadas a
o meio com um tubo.
.
Enchemos as mesmas de água e verificámos que o nível da água tende a ficar à
mesma altura, independentemente da posição das mesmas.


Conclusão: Quando dois ou mais recipientes com líquido estão ligados entre si, o líquido fica sempre ao mesmo nível em todos. Se um dos recipientes estiver mais alto do que outros, a água passa de uns para outros até ficarem todos ao mesmo nível.

PNL - A MINHA VIZINHA É UMA FEITICEIRA - 7.º e 8.º capítulo

As nossas leituras continuam...
.
Esta semana lemos mais dois capítulos do nosso livro e, na verdade, a história está cada vez mais interessante! Desde o dia que os nossos três amigos (a Carol, a Nanda e o Damião) travam conhecimento com a D. Pena, estes passam a visitar frequentemente a sua casa para lanchar e ficam a conhecer o seu verdadeiro nome, Petrónia e o seu carro Pulguinha. Ficam igualmente a conhecer o seu computador e os frascos de pós naturais utilizados para feitiçarias.Certo dia, são convidados pela D. Pena (ou Petrónia, como lhe queiram chamar) para lanchar...
Que irá acontecer? Haverá lanche? Aguardem para ver...
Fizemos leituras orientadas, preenchemos as fichas de leitura e realizámos algumas ilustrações.
Desenhámos os frascos com os produtos naturais da D. Pena e o seu carro Pulguinha imaginado por cada um de nós. O resultado foi este...
.
Estamos a adorar!!

DIA DA ÁRVORE

"A ÁRVORE"
.
Criança, a árvore merece
A nossa estima sincera
Dá frutos doces no Outono
E flores na Primavera.
Nunca maltrates uma árvore
A quem tudo nós devemos
Desde a madeira da porta
Ao lápis com que escrevemos.
Na sombra da árvore amiga
Pensa bem no teu destino
Pois dela foi feito
O teu berço pequenino."
Quando alguém destrói uma árvore, está a destruir uma fonte de vida no planeta.
Vamos plantar árvores!

segunda-feira, 19 de março de 2012

UM PRESENTE PARA O PAI

À semelhança dos anos anteriores, preparámos um presentinho para oferecer ao Pai. Este ano decidimos decorar um boné.
A esta pequena lembrança ilustrámos um envelope, no qual guardámos a lembrança e ... já está!
Só nos resta desejar a continuação de um dia muito feliz e que gostem da nossa bonita lembrança.

segunda-feira, 5 de março de 2012

PNL - A MINHA VIZINHA É UMA FEITICEIRA - 5.º e 6.º capítulo

Já concluímos a exploração do 5.º e 6.º capítulo da obra "A minha vizinha é uma feiticeira" e está a ser verdadeiramente entusiasmante! Depois da Nanda, da Carol e do Damião terem sido surpreendidos pela D. Pena no seu apartamento, esta acaba por achar uma ideia engraçada porque nunca tinha recebido visitas. Depois de lhes mostrar o seu jardim, a D. Pena serve-lhes um delicioso lanche. Os três amigos ficam bastante surpreendidos com a simpatia da vizinha feiticeira e ficam a saber que esta "estranha velhota" é de tal maneira uma feiticeira moderna que, para além de uma vassoura, também usa um computador para realizar os seus voos acrobáticos.
À semelhança dos capítulos anteriores, realizámos leituras orientadas e voltámos a preencher as fichas de leitura.
Estamos a adorar esta história!

À DESCOBERTA DA UNIÃO EUROPEIA

A União Europeia tem um conjunto de instituições onde trabalham representantes de todos os países para levarem à prática os objectivos a que se propôs.Essas instituições são: Parlamento Europeu, Conselho da União Europeia, Comissão Europeia, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Conselho Europeu.
Fases de Alargamento da União Europeia
Bandeiras dos Países
A Moeda Europeia
Euro é a designação da moeda única europeia que entrou em circulação a 1 de Janeiro de 2002. O símbolo do euro é €, inspirado na letra grega épsilon e corresponde à primeira letra da palavra “Europa”; as linhas paralelas simbolizam a estabilidade do euro.O euro veio substituir as antigas moedas nacionais de doze países da União Europeia: Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo e Portugal. Em 2007, a Eslovénia aderiu tambám ao euro.Há sete notas e oito moedas diferentes. As notas são iguais, frente e verso, em todos os países, e têm os seguintes valores: 5, 10, 20, 50, 100, 200 e 500 euros.Nas notas estão representadas os estilos arquitectónicos de sete períodos da história cultural da Europa, com destaque para três elementos arquitectónicos principais: janelas, portas e pontes.Na frente de cada nota, as janelas e portas simbolizam o espírito de abertura e cooperação na Europa; o verso de cada nota representa uma ponte típica de cada época simbolizando a comunicação entre os povos da Europa e o resto do mundo.A nota cinzenta de 5 euros representa o período clássico; a nota vermelha de 10 euros, o românico; a nota azul de 20 euros, o gótico; a nota laranja de 50 euros, o renascentista; a nota verde de 100 euros, o barroco; a nota amarela – acastanhada de 200 euros, retrata elementos da época da arquitectura do ferro e do vidro; a nota púrpura de 500 euros, contém elementos da arquitectura moderna do séc. XX.Ao contrário do que acontece com as notas, as moedas têm uma face comum a todos os países (face europeia), enquanto que a outra face tem um motivo nacional.
A Bandeira Europeia
A bandeira é constituída por um círculo de doze estrelas douradas sobre um fundo azul-marinho. O círculo simboliza a unidade, a solidariedade e harmonia entre os povos da Europa. O número de estrelas tem sido erradamente associado ao número de países constituintes. Há doze estrelas porque este número é tradicionalmente considerado um “bom” número, pois existem inúmeras referências a ele associadas: doze signos do Zodíaco, doze meses do ano, doze apóstolos, doze horas do relógio…O número de estrelas independentemente do número de países que em cada momento constituam a União Europeia, simbolizam a perfeição, a plenitude e a unidade.